A Globo exibirá no final do ano o piloto de um programa que poderá ser o primeiro interativo da TV digital brasileira. "Faça Sua História" foi desenvolvido pelo poeta Geraldo Carneiro e pelo escritor João Ubaldo Ribeiro. Será dirigido por Roberto Talma.

No projeto, o público não apenas decidirá o final da história (como no antigo "Você Decide"), mas vários desdobramentos das tramas, bloco a bloco. Poderá também determinar quais personagens e histórias aparecerão mais _por exemplo, se a trama principal dará espaço a uma subtrama.
O projeto é ideal para a TV digital porque explora a interatividade plena. Com a TV digital, o telespectador que tiver internet de banda larga conectada ao televisor poderá votar inúmeras vezes usando o controle remoto. No piloto de "Faça Sua História", devido ao caráter incipiente da TV digital, a Globo fará votação pela internet.

Para tornar "Faça Sua História" viável, a Globo terá que desenvolver roteiros com múltiplos encaminhamentos de tramas e gravar todas as cenas.
"Faça Sua História" será um dos quatro novos programas que a Globo testará na semana entre o Natal e o Ano Novo. Os outros três são "A Dama e o Vagabundo" (de Carlos Lombardi), "Dicas de um Sedutor" (de José Lavigne, Rosane Svartman e Ricardo Perroni) e "Casos e Acasos" (de Daniel Adjafre e Marcius Melhem).

Os quatro pilotos que a Globo testará no final do ano estão entre os projetos que serão analisados por toda a área artística da emissora em encontro de criação que começa hoje em Angra dos Reis (RJ). Como os títulos já foram eleitos pela cúpula artística, caberá ao diretores de núcleo e autores apenas opinar em projetos alheios.

"A Dama e o Vagabundo", de Carlos Lombardi, ao contrário da maioria dos 57 projetos apresentados à Globo, não é uma sitcom, avisa o autor.

"É uma mistura de policial, comédia e aventura", diz. Mas a "aventura" ainda depende do orçamento. Se ficar muito cara, será cortada. O nome do programa também não será esse.

FONTE: Daniel Castro - Folha de São Paulo