Anunciantes investem US$ 455,7 milhões nos afiliados da CAC em busca dos consumidores que se afastam das plataformas tradicionais de mídia

A receita publicitária dos cinemas afiliados ao Cinema Advertising Council (CAC), que representam mais de 81% das 37.740 telas dos Estados Unidos, somou US$ 455,7 milhões em 2006 e bateu um novo recorde desde o início do monitoramento do CAC, em 2003. Embora o crescimento de 15% da receita comparada a 2005 ainda tenha ficado muito distante dos 47% e 35% registrados respectivamente em 2003 e 2004, o resultado é positivo em relação ao ganho de apenas 7% verificado em 2005 (ver tabela).


Publicado na segunda-feira 15, o relatório contabiliza tanto propaganda on-screen (comerciais exibidos antes dos trailers e do longa-metragem) quanto off-screen (inclui programação de áudio, amostragem, eventos especiais e promoções nos saguões dos cinemas). As duas receitas avançaram 15%, respectivamente para US$ 417,4 milhões e US$ 38,3 milhões.

Interesse renovado
Os bons resultados de 2006 foram atribuídos ao maior investimento de nível nacional dos anunciantes de inúmeros setores, entre eles alimentos/produtos embalados de consumo, automotivo, mídia/entretenimento (inclui estúdios de cinema, TV aberta e a cabo e vídeo doméstico), eletrônicos de consumo, telecomunicações, serviços financeiros, instituições educacionais, internet e governo/exército.

A propaganda cresceu também em níveis regional e local, em resultado da maior atividade de empresas dos setores de imóveis, veículos, cuidados/serviços de saúde e restaurantes. "Os anunciantes estão procurando novas oportunidades altamente eficazes e de target preciso para atrair os consumidores que se afastam cada vez mais das plataformas tradicionais de mídia.

A maioria dessas empresas, que há três ou quatro anos apenas experimentavam o cinema, agora o consideram um 'must buy' (compra obrigatória) nas suas agências. Além disso, a incorporação das tecnologias digitais ao ambiente dos saguões tornou mais fácil para as marcas integrar, sem costura, o cinema aos seus planos gerais de propaganda", disse Clifford Marks, presidente-chairman do CAC.

Audiência de 113 milhões
Diferentes pesquisas da indústria revelam que o cinema é uma das mídias de maior crescimento dos EUA. A Veronis Suhler Stevenson prevê que os anunciantes dos EUA investirão mais de US$ 1 bilhão em todos os cinemas do país em 2008, contra US$ 480 milhões em 2004. Em 2005, segundo a Motion Picture Association of America, as bilheterias do país somaram US$ 8,99 bilhões (ao preço médio unitário de US$ 6,41), sendo que 549 filmes foram lançados no período.

E outro amplo estudo mais recente, 'The Arbitron Cinema Advertising Study 2007: Making Brands Shine in the Dark', indica que mais da metade dos frequentadores assíduos de cinema (média de cinco filmes num período de três meses) consideram o comercial on-screen "mais aceitável" que o de TV, e que seis entre dez pessoas que vão ao cinema ao menos uma vez por mês se recordam dos comerciais exibidos na tela.Essa pesquisa da Arbitron Inc., conduzida entre 21 de julho e 7 de agosto de 2006 e publicada em março deste ano, revela que a propaganda em cinemas alcança mensalmente mais de 113 milhões de americanos de 12 anos ou mais - ou seja, 45% de toda a população adolescente e adulta do país.

Mais que isso, sua eficácia é altíssima no valioso target de jovens de 12 a 24 anos, que preferem os comerciais de cinema aos veiculados na internet, DVDs e videogames. Na amostra pesquisada, 81% dos adolescentes haviam assistido um filme no cinema nos 30 dias anteriores, o mesmo acontecendo com 67% dos jovens de 18 a 24 anos.

Confira aqui a pesquisa completa da Arbitron.

Receita publicitária *

Ano

Receita

(US$ milhão)

Var.%

2002

185,800

NA

2003

273,000

47

2004

367,456

35

2005

394,830

7

2006

455,661

15

Notas: * dos membros da CAC.

NA - não aplicável (a CAC foi criada em 2003)

fonte: Meio&Mensagem