A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) divulga os resultados da quarta edição da Pesquisa ABA/Top Brands – Força e prestígio de marcas, realizada em agosto, em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.


Para que possa ser realizada uma análise mais profunda dos resultados, o levantamento vai além da simples menção das marcas como top of mind, abordando simultaneamente graus de confiança, satisfação e intenção de compra, bem como penetração em classes sociais, faixas etárias e regiões. Na categoria Cerveja, por exemplo, embora Skol desponte como a marca mais mencionada por 38% dos entrevistados, foram detectadas forças regionais, como Brahma em São Paulo, Antarctica em Recife e Polar em Porto Alegre. Também é mensurado o maior índice de adesão à marca: Bohemia atingi 94% de boa acolhida entre os consumidores do produto.

No caso da Refrigerantes, a Coca-Cola continua soberana e aumentando seus percentuais: 70% de Top of Mind, índice mais de quatro vezes maior que o Guaraná Antarctica, segundo colocado com 16% em 2007. O destaque negativo ficou com a Pepsi, atualmente apenas a quarta marca na categoria, com 3%, e ameaçada pela nacional Dolly.

Com a volta da categoria Sabão em Pó, Omo continua se sobressaindo como a grande líder (88% de lembrança, contra apenas 2% de Ace, na segunda posição).

Entre os demais destaques, figuram Volkswagen, na categoria Automóvel; Philips, em Televisores; Visa, em Cartões de Crédito; e Petrobras, em Postos de Combustível.

A pesquisa foi realizada por telefone, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, totalizando 1420 entrevistados, divididos por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 17 categorias de produtos e serviços, sendo elas: Aparelhos de Celular, Automóvel (por fabricante e marca), Bancos, Cartões de Crédito, Cerveja, Televisores, Jornal, Sabão em Pó, Operadora de Telefonia Fixa, Operadora de Telefonia Móvel, Planos de Saúde, Postos de Combustível, Refrigerantes, Revistas, Provedor de Internet e Supermercados.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores em Top of Mind e em Índice de Adesão das Marcas, de acordo com suas categorias.

Top of Mind



Na categoria Jornal, a tabela apresenta o resultado por região pesquisada, devido à atuação regional das marcas.




Índice de Adesão

O Índice de Adesão é calculado pela multiplicação dos resultados do grau de satisfação e da intenção de recompra. Os entrevistados que ficaram na faixa de 1 a 5 pontos foram classificados como Opositores; de 6 a 10 pontos, como Vulneráveis; de 11 a 19 pontos, como Satisfeitos; e de 20 a 25 pontos, como Defensores. Referente à satisfação e a intenção de recompra, o consumidor atribuiu uma nota de 1 (pior) a 5 (melhor). O resultado da multiplicação de ambas dá origem à lista de defensores.

Por exemplo: grau de satisfação = 4; intenção de recompra = 4; resultado = 16. Este consumidor está classificado como satisfeito.

Confira o resultado das marcas com a melhor porcentagem em Defensores.

Karan Novas - Portal da Propaganda