Fato ou ficção: Bebês que escutam música clássica ficam mais inteligentes?
By Francisco Oliveira
Fato ou ficção: Bebês que escutam música clássica ficam mais inteligentes? | ||||||
O chamado “efeito Mozart” tem base científica ou é apenas um mito promovido pela mídia? | ||||||
por Nikhil Swaminathan - scientific american | ||||||
Um pequeno estudo publicado na revista “Nature” em 1993 apresentou sem querer o suposto efeito Mozart para as massas. A pesquisa da psicóloga Frances Rauscher contou com 36 alunos de faculdade que, por dez minutos, ouviram a sonata em Ré maior de Mozart, uma faixa de música para relaxamento ou ficaram em silêncio, antes de realizarem tarefas de raciocínio espacial. Em um dos testes – determinar a aparência de um papel dobrado várias vezes e então cortado, quando desdobrado novamente –, os alunos que tinham ouvido Mozart tiveram um desempenho significativamente melhor (de 8 a 9 pontos de Q.I.). Rauscher – cujo trabalho, ao contrário da maioria dos cientistas, às vezes é listado nas caixas dos CDs – ainda não sabe como o efeito da música clássica deixou de ser resultado de uma simples tarefa para ser estendido à inteligência em geral, nem como passou a ser atribuído a crianças (fetos). “Acho que os pais estão muito desesperados para tornar os filhos melhores”, ela suspeita. | ||||||
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